27/06/2020 às 09h41

Luto. Aos 92 anos morre o ex Deputado Félix Mendonça

É com imenso pesar que a Junta Comercial do Estado da Bahia informa o falecimento do admirado ex-deputado Félix Mendonça. Figura exemplar, sempre teve o respeito dos políticos de diversos campos e era bastante querido por todos.

Dr Félix faleceu nesta sexta-feira (26), aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, após ter sido diagnosticado com Covid-19.
“Hoje é o dia mais triste da vida de nossa família. Perdemos agora nosso exemplo de caráter, honradez e dignidade. Um homem no verdadeiro sentido da palavra: vitorioso, justo, desprendido, generoso. Qualidades, as melhores que um ser humano pode ter. Ficaremos aqui, minha mãe e nós, seus filhos, netos e bisnetos tão amados, para continuar honrando seu nome”, lamentou Félix Mendonça Filho.

Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1955, Félix Mendonça nasceu em Coração do Almeida, no Recôncavo Baiano, começou a carreira política aos 33 anos, quando foi eleito prefeito de Itabuna. Em 1966, ele assumiu mandato de deputado da Bahia e entre os anos de 1982 e 2011, cumpriu sete mandatos como deputado federal. Dr. Félix foi um dos fundadores do jornal Correio.
Em 2017, lançou o livro “Félix Mendonça – Um Contador de Histórias”, obra que reúne contos e acontecimentos da sua vida e da política.

O prefeito ACM Neto lamentou a morte de Dr Félix. “Tive o privilégio de conviver com ele desde criança. Pude admirar a amizade dele com o meu avô Antonio Carlos Magalhães. Eram queridos amigos, amigos da vida inteira. Tive, também, a oportunidade de ser seu colega na Câmara dos Deputados. Era um exemplo de homem público. Dr. Félix nos deixa muita saudade. Quero expressar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos amigos e familiares de Félix Mendonça. Que Deus conforte a todos neste momento de profunda tristeza”, afirmou o prefeito.

O governador da Bahia Rui Costa divulgou mensagem em que lamentou a morte do empresário. “Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, Félix Mendonça, aos 92 anos, na noite desta sexta. Ao seu filho, o deputado federal Felix Mendonca Jr, e todos seus amigos e familiares, meus sentimentos neste momento de profunda tristeza”, disse.

Dr Félix Mendonça deixa a esposa, Maria Helena Mendonça e os três filhos: Félix, Andréa e Cristiana.

Todos nós da Junta Comercial do Estado da Bahia lamentamos imensamente e oferecemos nossos profundos sentimentos a toda família e um abraço caloroso a nossa Presidente, filha amada e bem criada, ética, inteligente e com vigor, Dra Andrea Mendonça, herança e traço de ‘Seu Félix’.