28/01/2020 às 13h17

Livros Contábeis Digitais

Com a finalidade de oferecer um serviço cada vez mais ágil, cômodo e econômico para os empresários baianos, desde 2018, a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), passou a receber os livros contábeis no formato digital, por meio da utilização de Certificado Digital.

O Certificado digital permite que o empresário assine eletronicamente de qualquer lugar do mundo. E para tornar essa ferramenta ainda mais acessível ao cidadão, a Juceb disponibiliza descontos em Certificados Digitais para seus clientes, através de um acordo afirmado com a Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), que mantém um guichê de atendimento na sede da Juceb.

Disponibilizamos aqui nosso site um manual com o passo a passo para realizar o procedimento de registro de livros contábeis digitais, na aba “Manuais, Modelos e Formulários” – “Manuais do Regin”.

http://www.juceb.ba.gov.br/home/modelos-e-formularios/

Para entrega de Livros físicos, o procedimento é o mesmo que o do envio digital, com a diferença de que o cliente selecionará o modo de entrega “físico” e se dirigirá ao posto escolhido para realizar a entrega.

 

Segue abaixo o passo-a-passo resumido para o envio do Livro Contábil.

Instruções passo a passo para o Novo Requerimento de Livro Contábil

1- Escolher a opção “LIVRO CONTÁBIL” na Tela Inicial;
2- Informar o NIRE da empresa e escolher a opção “NOVO REQUERIMENTO”;
3- Nas opções de Filtros e Requerimentos é possível visualizar as solicitações       anteriores, com datas, status e quantidades de livros.

FORMA DE ENTREGA

4- Selecionar a forma de entrega do Livro Contábil (digital ou físico). Optando pela entrega física, o sistema disponibilizará um campo para a escolha da Unidade.

LIVRO (S)

5- Na próxima etapa, para criar um novo livro, o usuário deve escolher a opção “CLIQUE AQUI PARA REGISTRAR UM LIVRO” e preencher os dados solicitados. Só é permitido criar um único Livro por Requerimento. Caso o usuário opte pela entrega de livro digital, é necessário enviar o arquivo clicando na opção “SELECIONAR UM ARQUIVO”.
6- Após o preenchimento dos campos, na opção “ASSINANTES”, é possível selecionar um assinante previamente cadastrado no Quadro Social da Empresa ou cadastrar um novo assinante.
7- Todos os campos para preenchimento são obrigatórios.
8- Os livros cadastrados podem ser alterados ou excluídos após o preenchimento.

VALIDAÇÃO

9- Com os dados preenchidos, o sistema direcionará para a etapa de validação, onde os dados serão comparados aos dados contidos na Juceb. Caso haja, divergências, é necessário que o usuário justifique, clicando no ícone representado por uma exclamação e selecionar a opção “FECHAR”.

RELATÓRIO

10- A etapa final consiste em visualizar informações sobre o requerimento, como o Arquivo do Livro Original e Termos de Abertura e Encerramento. Além disso, possibilita que o usuário utilize o certificado digital para enviar a assinatura e gere a Guia de Pagamento e a Capa do Processo.