14/01/2020 às 15h51

Junta Digital

Com mais de um ano de existência, o projeto “Junta 100% Digital” contabiliza, até hoje, 3.105 processos arquivados exclusivamente por meio digital, fazendo parte das ações da Juceb  para desburocratizar e simplificar o Registro Mercantil no Estado, tendo como principais benefícios a agilidade do processo e a redução de custos para o empresário baiano.

Desde a sua criação, em setembro de 2018, a iniciativa reduziu o tempo para o registro de empresas de oito dias para, em média, 24 horas. Além da agilidade, o processo digital dificulta a falsificação de documentos e assinaturas, tipo de golpe que traz prejuízos ao cidadão e à sociedade.

Para realizar o arquivamento de atos de empresas é exigido apenas que o documento seja assinado eletronicamente com um Certificado Digital.

Pensando em tornar esta ferramenta ainda mais acessível ao cidadão e incentivar o registro digital de empresas na Bahia, desde agosto de 2019, a JUCEB disponibiliza descontos em Certificados Digitais para os seus clientes, através de um Acordo de Cooperação firmado com Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), que mantém um guichê de atendimento na sede da Juceb. Os descontos valem para certificados do tipo A3 E A1.