30/11/2018 às 15h03

Juceb passa a receber Livros Contábeis totalmente digitais

Foto: Roberto Viana/Juceb

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) lançou, no dia 19 de novembro, o procedimento de recebimento de Livros Contábeis via internet. A novidade torna o serviço mais ágil e diminui a necessidade de atendimentos presenciais nos postos do SAC, na sede e escritórios regionais.

Para realizar o envio do Livro Contábil de modo 100% digital, o cliente deve possuir o certificado digital, de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

Para entrega de Livros físicos, o procedimento foi alterado, passando a ser o mesmo que o do envio digital, com a diferença de que o cliente selecionará o modo de entrega “físico” e se dirigirá ao posto escolhido para realizar a entrega.

Com o intuito de proporcionar ao usuário maior facilidade de utilização do serviço online, a Juceb disponibiliza um manual detalhado. Segue abaixo o passo-a-passo resumido para o envio do Livro Contábil.

Instruções passo a passo para o Novo Requerimento de Livro Contábil

  1. Escolher a opção “LIVRO CONTÁBIL” na Tela Inicial;
  2. Informar o NIRE da empresa e escolher a opção “NOVO REQUERIMENTO”;
  3. Nas opções de Filtros e Requerimentos é possível visualizar as solicitações anteriores, com datas, status e quantidades de livros.

FORMA DE ENTREGA

  1. Selecionar a forma de entrega do Livro Contábil (digital ou físico). Optando pela entrega física, o sistema disponibilizará um campo para a escolha da Unidade.

LIVRO (S)

  1. Na próxima etapa, para criar um novo livro, o usuário deve escolher a opção “CLIQUE AQUI PARA REGISTRAR UM LIVRO” e preencher os dados solicitados. Só é permitido criar um único Livro por Requerimento. Caso o usuário opte pela entrega de livro digital, é necessário enviar o arquivo clicando na opção “SELECIONAR UM ARQUIVO”.
  2. Após o preenchimento dos campos, na opção “ASSINANTES”, é possível selecionar um assinante previamente cadastrado no Quadro Social da Empresa ou cadastrar um novo assinante.
  3. Todos os campos para preenchimento são obrigatórios.
  4. Os livros cadastrados podem ser alterados ou excluídos após o preenchimento.

VALIDAÇÃO

  1. Com os dados preenchidos, o sistema direcionará para a etapa de validação, onde os dados serão comparados aos dados contidos na Juceb. Caso haja, divergências, é necessário que o usuário justifique, clicando no ícone representado por uma exclamação e selecionar a opção “FECHAR”.

RELATÓRIO

  1. A etapa final consiste em visualizar informações sobre o requerimento, como o Arquivo do Livro Original e Termos de Abertura e Encerramento. Além disso, possibilita que o usuário utilize o certificado digital para enviar a assinatura e gere a Guia de Pagamento e a Capa do Processo.

As ações de modernização da Juceb nos últimos anos trouxeram ainda como resultado a redução de mais de 28% no atendimento presencial da sede e 40% nos postos do SAC nos últimos quatro anos. Recentemente a Junta foi homenageada com uma proposta de moção na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.