16/05/2019 às 09h22

Juceb participa do Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional de Contabilidade

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) esteve presente  no Seminário em Homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, realizado pelo CRCBA na última quarta-feira, 15 de maio. O seminário ocorreu no auditório do Banco Central do Brasil, em Salvador. Na ocasião, a assessora técnica da Juceb, Márcia Freitas, esteve presente representando a presidente Andrea Mendonça.

Abrindo a programação técnica do seminário, o palestrante Carlos Antonio Maciel Meneses (PFE/INSS) apresentou o tema Medida Provisória 871/2019, abordando os impactos da reforma da previdência.

Na segunda parte do seminário ocorreu a palestra sobre Ética e valorização profissional, abordando assuntos como ética na era da informação, o comportamento do contador como profissional e como indivíduo e desafios e oportunidades da profissão.

Com a presença de profissionais, estudantes e representantes de entidades da área contábil, o presidente do CRCBA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, falou sobre a importância do projeto de educação continuada para a classe contábil. “Quanto mais conhecimento tivermos, mais liberdade teremos e melhor desempenharemos nossas funções. Nossa legislação está sempre mudando. Então hoje a gente compreende que a educação continuada e o aprender são para toda a vida”.

Dia do Profissional de Contabilidade

O Dia do Profissional de Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.