02/10/2018 às 12h29

Juceb lança novo portal nesta terça

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) lança nesta terça, dia 02 de outubro, seu novo portal à sociedade. A solução conta com uma nova hierarquia de conteúdos, que prioriza o acesso aos serviços oferecidos e fontes de informação. O novo site apresenta também um visual moderno, atrativo e adequado aos mais novos padrões tecnológicos, como adaptação para tablets e celulares. O objetivo é auxiliar o cliente nas suas demandas cotidianas, dando mais facilidade e celeridade ao relacionamento com a Junta.

O lançamento do portal encerra um ciclo de quatro anos do projeto “Juceb Online”, que desde 2014 vem informatizando os serviços oferecidos pelo órgão. Como benefícios aos clientes, estão, entre outros, a menor necessidade de papel, comodidade de requerer e receber serviços pela internet, sem necessidade de atendimento presencial em algum posto e a maior celeridade na liberação de documentos. De 2014 a 18, o tempo médio de tramitação dos processos na Junta caiu de 10 para 1,35 dias, possibilitando inclusive que diversos processos sejam liberados em menos de uma hora. Hoje o cliente pode dar entrada em processos a partir de qualquer lugar do mundo assinando digitalmente o documento através do “Juceb 100% Digital”.

Conheça o site

Já na primeira página o cliente terá acesso aos serviços online, a exemplo da viabilidade, que é a consulta prévia junto aos órgãos de registro sobre a possibilidade do exercício da atividade econômica pretendida no endereço escolhido e com o nome pretendido. Também consta na primeira página acesso ao Requerimento Universal, primeiro passo obrigatório para o protocolo de atos nos diversos postos de atendimento da Juceb pelo estado da Bahia. Podem ser acessados ainda os serviços de consulta ao andamento de processos, confirmação de autenticidade, consulta a informações básicas de empresas e emissão de DAM complementar.

Na coluna lateral estão dispostas páginas com informações essenciais, como tabelas de atos, preços e prazos, manuais, modelos de documentos e formulários para petições. Também constam no espaço informações sobre os profissionais cujo registro e matrícula são de atribuição das Juntas Comerciais: leiloeiros, tradutores ou intérpretes comerciais e administradores de armazéns gerais. O cliente pode ainda acessar na coluna informações atualizadas mês a mês sobre constituição, alteração e extinção de empresas na Bahia.

O site também dá mais destaque no menu lateral ao aplicativo REGIN – Registro Empresarial, através do qual o cliente pode acompanhar o andamento de processos nos diversos órgãos pertinentes ao mesmo. O aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, por meio de suas respectiva lojas de aplicativo.

No menu do topo do site é possível consultar legislações pertinentes ao registro comercial e detalhes sobre a cobertura da RedeSIM no estado, inclusive com todas as cidades apresentadas num mapa interativo. Há também área de notícias, informações institucionais e de transparência.

O novo portal concentra os modos de contato com a Juceb numa só página chamada Atendimento. O formulário de contato presente na página é o melhor meio para entrar em contato com a Junta. O prazo para resposta à solicitação é de no máximo 24 horas. Também podem ser consultados os endereços de todos os postos de atendimento na capital e interior do estado e o telefone para agendamento nos SACs.

São muitas novidades, mas ainda vem mais por aí. Está previsto ainda para este mês de outubro o lançamento no portal de um espaço inédito chamado “passo-a-passo”, que conterá instruções detalhadas de como dar entrada nos mais requeridos atos e eventos. O objetivo é entregar uma experiência melhor ao cidadão, de forma clara e intuitiva, deixando mais transparente o processo.