30/05/2019 às 14h17

Juceb e EGBA negociam preços diferenciados de certificado digital

O certificado digital é um instrumento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros, e vice-versa. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades.

Com o certificado digital tipo A3, o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital que permite a troca de documentos com autenticação e integridade de conteúdo, evitando fraudes e falsificações. Assim, os documentos que trafegam por meios eletrônicos, para possuírem reconhecimento legal, não mais precisam ser convertidos em papel, assinados com reconhecimento de firma dos signatários e enviados via postal, diminuindo a burocracia, dando celeridade aos processos e reduzindo custos. A validade jurídica desses documentos é assegurada pela Medida Provisória 2.200-2/2001.

A Junta Comercial do Estado da Bahia está em fase de negociação de um convênio junto a EGBA para favorecer seus clientes fornecendo a certificação digital válida por 3 anos, com preços diferenciados, que poderá ser parcelado.

A medida é parte do projeto de modernização da Juceb, com objetivo de virtualizar o atendimento ao usuário e implantar um processo único de abertura e encerramento de empresas pela internet, além de aumentar a segurança do registro empresarial.

O certificado terá também muitos outros benefícios, como por exemplo, para enviar e consultar as declarações de sua empresa como imposto de renda de Pessoa Jurídica, realizar transações bancárias, logar-se em ambientes seguros, assinar NF-e, assinar escriturações contábeis e fiscais, etc.