22/11/2019 às 16h31

Bahia Mais Simples 2019

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), realizou ontem e hoje (21 e 22/11), no Wish Hotel da Bahia, o seminário Bahia Mais Simples, com o objetivo de estimular gestores públicos municipais a simplificar e desburocratizar processos de abertura, licenciamento e baixa de empresas.

O evento foi aberto pelo Superintendente do Sebrae Jorge Khoury que deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância das palestras no desenvolvimento dos municípios. A abertura também teve a participação de Luiz Gugé, Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Vice-Presidente da Juceb Paula Miranda.

Dando continuidade aos trabalhos, o Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Carlos Nacif, proferiu a palestra “REDESIM: Como acelerar a digitalização do governo, tendo o cidadão como foco desta ação?” que tratou sobre a legalização da empresa nos municípios e sua relevância para a colocação do Estado da Bahia no cenário do registro mercantil.

Após a palestra, ocorreram dois casos de sucesso que foram apresentados pelas Prefeituras de Teixeira de Freitas e Camaçari.

Alinhada com a proposta, a Vice-Presidente da Juceb abordou sobre a autarquia ser muito mais do que um órgão de registro mercantil e sim, um agente integrador de informações, uma facilitadora do empreendedorismo na Bahia.

Ela registrou também que Campanhas como: É LEGAL SER LEGAL e o OBSERVATÓRIO INTERATIVO são exemplos de como a Juceb vem atuando na desconstrução dessa imagem, investindo em ações que visem ao estímulo de alternativas para melhorar o ambiente de negócios e por consequência promover mudanças do quadro econômico-social do nosso Estado.

O projeto JUNTA ITINERANTE, em fase de conclusão, foi também apresentado como instrumento, cuja parceria com as Prefeituras busca tornar ainda mais acessível os serviços realizados pela Juceb.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC/BA), Antonio Carlos Ribeiro, apresentou a palestra “A importância dos contadores no registro mercantil”, abordando sobre o papel fundamental que a agilização de processos e redução de custos representam para o fomento de novos negócios e para a geração de oportunidades.

O Bahia Mais Simples contou também com a presença de Maximilian Patriota Carneiro Vice Presidente da Junta Comercial do Distrito Federal relatando sobre “A lei da Liberdade econômica e os municípios” e com a Prefeitura de Fortaleza com o caso de sucesso da Secretaria de Meio Ambiente.

Estiveram presentes a Secretária Geral, Tiana Araújo, o Diretor de Registro Empresarial, Márcio Tanure, o Assessor Chefe Lafayette Pondé Filho, a Coordenadora de TI Juliana Heeger, os Gerentes da Capital e do Interior, Vitor Brasileiro e Willy Teixeira, e os Assessores Marcos Simões, Lucas Souza e Márcia Freitas.

No segundo dia, no turno da manhã, aconteceram duas oficinas voltadas para os representantes municipais abordando os temas “Os municípios e a liberdade econômica” e o “Desenvolvimento, inovação, municípios e pequenos negócios”  finalizando as atividades do Empreender Bahia.