13/07/2021 às 17h22

O tempo de abertura de empresas que em 2020 chegou a 20 dias, deve levar até três dias após esta terça-feira (13). Essa redução do tempo foi possível graças aos esforços da Juceb, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Salvador, para que acontecesse a integração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) à Redesim – rede de sistemas informatizados para o registro e legalização de empresas no âmbito da União, Estados e Municípios.

Salvador ainda não tinha a etapa da viabilidade de endereço, denominada TVL, integrada à Redesim.
A Juceb como responsável pela manutenção da Rede na Bahia, em julho de 2020, intensificou as tratativas com a Prefeitura para trazer TVL para o sistema intregrador.

Com esse avanço, os serviços de abertura e alterações de empresas serão solicitados de maneira integrada, através do site da Junta Comercial.
O cidadão deve fazer o pedido no site do órgão por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin), que permitirá as análises simultâneas das viabilidades de nome e endereço das empresas, descrição do objeto social e Cnae fiscal. Após a aprovação de ambos os órgãos, será realizada o registro da empresa.

“É com imensa alegria que festejamos essa conquista. A Bahia é referência em boas práticas na área de registro mercantil. Reunimos esforços junto a turma de Vogais das entidades de classes representativas da Bahia e com a PMS para que essa integração com a Prefeitura de Salvador acontecesse, pois, elevando a posição da Bahia no Ranking do Doing Business, conseguimos dar um peso significativo na atração de novos investimentos nacionais e internacionais para todo o nosso Estado, tão rico e com tantas possibilidades de excelentes negócios”, pontua Andrea Mendonça, presidente da Juceb.

Sigam-nos no Instagram @JucebBahia