• Secretária de Educação
  • Secretária de Saúde
  • Ouvidoria
  • Hemoba
  • Carnaval 2016
  • Campanha Zika
  • Novo site da Prodeb

O que é Tradutor juramentado ou tradutor público e intérprete comercial

É o profissional investido de alto conhecimento em língua estrangeira, aprovado em concurso público de provas e habilitado pela Junta Comercial de sua jurisdição, na forma prevista da lei.

 

O que é Tradução Juramentada?

 

A tradução juramentada é aquela realizada pelo Tradutor Juramentado ou Tradutor Público e Intérprete Comercial, que tenha habilidade comprovada pela Junta Comercial, possuindo fé pública em todo o território brasileiro.

 

Como os Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais exercem as suas atribuições?

 

·         O Tradutor Público e Intérprete Comercial exercem as suas atribuições em todo o território da Unidade Federativa da Junta Comercial que o nomeou, tendo suas traduções fé pública, em todo o País.

·         O ofício de Tradutor Público e Intérprete Comercial são exercidos mediante nomeação e matrícula pela Junta Comercial, em decorrência de habilitação em concurso público de provas, conforme dispõe a IN/DREI Nº 17/2013 – Capítulo II.

·          O ofício é exercido em decorrência de habilitação em concurso público de provas. Somente na falta ou impedimento de tradutor público e intérprete comercial para determinado idioma, poderá a Junta Comercial, para um único e exclusivo ato, nomear tradutor e intérprete ad hoc.

 

Onde esclarecer eventuais novas dúvidas?

 

Qualquer dúvida poderá ser tirada na Coordenação de Diligência e Fiscalização – CODFIS, pelo telefone (71)3326-8021 ou na seda da JUCEB - Térreo.

A profissão de tradutor ou intérprete comercial é regulamentada pela seguinte legislação: 

 


Para mais informações, acesse:   

Recomendar esta página via e-mail: