• Hemoba
  • Programa de Estágio
  • BannerJucebSEI

Notícias

22/03/2018 12:24

38º ENCONTRO NACIONAL DAS JUNTAS COMERCIAIS DO BRASIL É REALIZADO EM GOIÁS

O presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) Antônio Carlos Tramm esteve presente no 38º Encontro Nacional de Juntas Comerciais do Brasil (ENAJ), entre os dias14 e 17 de março. O evento, promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais, promoveu discussões em três grandes eixos: os Grupos de Trabalho (GTs) de Tecnologia da Informação (TI), Secretários-Gerais/Procuradores e Presidentes.

 

O ENAJ reuniu presidentes, procuradores, secretários e diretores de Tecnologia de Informação (T.I.) dos órgãos de registro, tendo como desafio criar soluções com a finalidade de levar um serviço de registro mercantil cada vez mais eficiente, à altura das exigências do mercado global para a juntas comerciais do país.

 

O grupo da TI tem como meta avançar na discussão técnica sobre a digitalização de documentos físicos; do processo eletrônico (tanto da padronização dos documentos que as Juntas Comerciais recebem e passam para outros órgãos, quanto do Termo de Autorização); e da modernização do Sistema de Registro de algumas Juntas Comerciais.

O Grupo de Secretários-Gerais/ Procuradores, por sua vez, imbuído em suas competências jurídicas, deve buscar soluções legais para garantirmos a implantação das inovações promovidas no registro mercantil pela IN 38, emitida pelo DREI no último ano, e pela Lei Complementar 155, além de outros títulos jurídicos que afetam diretamente o processo mercantil.

Já o Grupo de Presidentes deve chegar a estratégias comuns para a criação de ambientes propícios ao processo de integração nacional e de promoção da Junta Digital, mesmo diante das diferentes conjunturas socioeconômicas e políticas de cada um dos nossos Estados.  

*Com informações do 38º ENAJ.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.