13/12/2017 14:14

REDESIM: JUCEB QUALIFICA ADMINISTRADORES LOCAIS DE CANAVIEIRAS E DE CRUZ DAS ALMAS

Nesta quarta-feira (13/12), quatro administradores locais dos municípios de Canavieiras e de Cruz das Almas concluíram a capacitação para a utilização do sistema Registro Integrado (Regin), da Redesim (Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).  A qualificação oferecida por servidores da Junta Comercial do Estado da Bahia teve duração de dois dias.

Estiveram presentes representando a prefeitura municipal de Canavieiras a Assessora Adjunta de Dívida Ativa Brígida Soprano, a assistente administrativa Maria Quitéria Vasconcelos e o Assessor de Tributos Adilson Souza. Em nome de Cruz das Almas, o chefe da Divisão de Dívida Ativa local Cláudio Azevedo participou da qualificação. Todos os presentes receberam o certificado de 16 horas comprovando habilitação para operar o sistema.

De acordo com Maria Quitéria, a partir da Redesim o município terá mais acesso, controle e acompanhamento dos dados utilizados no registro de empresas. “Posso dizer que as nossas expectativas são as melhores possíveis, pois agora vamos poder melhorar também a arrecadação municipal. Além disso, vamos nos aproximar ainda mais do empresário, fortalecer essa relação, já que agora ele não vai precisar ir até Ilhéus para resolver seus problemas”, comemora.

Para Caio Lomanto, a implantação da Redesim em Cruz das Almas irá trazer mais praticidade e dinamismo à economia local. “Vamos buscar regularizar as empresas junto ao município, fortalecer a comunicação entro o empresário e a cidade, isso é muito importe”, destacou.

A capacitação foi dividida em dois módulos: Junta Comercial, que engloba análises do alvará e viabilidade, informações complementares por atividade econômica, informações complementares gerais e dição de instruções da instituição; e módulo Prefeitura, contendo funcionalidade e utilização dos módulos análise da viabilidade e do alvará, consulta de alterações, emissão de relatórios e atualização de funcionários.

Canavieiras, distante 560 quilômetros da Capital, possui pouco mais de 33 mil habitantes, de acordo com último levantamento do IBGE/2013. Destaque no turismo, cultural de cacau e de coco, o município tem um dos grandes rebanhos bovinos da Bahia. Já Cruz das Almas é reconhecida por sua agricultura, famosa na região, com destaque para o comércio do fumo. A economia da cidade é voltada também para a plantação de laranja e mandioca.