08/11/2017 14:26

JUCEB QUALIFICA ADMINISTRADORES LOCAIS DOS MUNICÍPIOS DE ITAPICURU E AMARGOSA

Nesta quarta-feira (08/11), quatro administradores locais dos municípios de Itapicuru e Amargosa concluíram a capacitação para a utilização do sistema Registro Integrado (Regin), da Redesim (Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).  A qualificação oferecida por servidores da Junta Comercial do Estado da Bahia teve duração de dois dias.

Estiveram presentes representando Itapicuru o Agente de Desenvolvimento Geraldo Neto, a Secretária de Cultura Rita Brito, a Secretária de Ação Social Carminha Gois e José Rafael, atendente do projeto Sala do Empreendedor, desenvolvido pela prefeitura municipal. Em nome do município de Amargosa, o Diretor de Tributos local Caio Lomanto participou da qualificação. Todos os presentes receberam das mãos do Presidente da Juceb Antônio Carlos Tramm o certificado de 16 horas comprovando habilitação para operar o sistema.

De acordo Geraldo Neto, embora haja muita resistência por parte das pessoas em regularizar os seus negócios, já há uma mobilização na esfera municipal com o objetivo de mudar esse quadro. “Nós já começamos a fazer palestras com a o apoio do Sebrae, cursos e capacitações em diversas áreas para reverter essa situação”, diz. “Agora, teremos também a Sala do Empreendedor, iniciativa que vai instruir as pessoas a gerir seus negócios, vai ser uma porta de entrada para todos os documentos, seguindo o Refgin”, finalizou.

Para Caio Lomanto, a implantação da Redesim em Amargosa irá trazer mais praticidade e dinamismo à economia local. “Teremos que tornar mais prático e mais efetivo esse processo entre o contribuinte, o empresário e o poder público”, sugeriu. “Esse convênio com a Juceb é o primeiro passo que a gente está dando para modernizar o setor de Tributos”, comemorou.

A capacitação foi dividida em dois módulos: Junta Comercial, que engloba análises do alvará e viabilidade, informações complementares por atividade econômica, informações complementares gerais e dição de instruções da instituição; e módulo Prefeitura, contendo funcionalidade e utilização dos módulos análise da viabilidade e do alvará, consulta de alterações, emissão de relatórios e atualização de funcionários.

Itapicuru, distante 250 quilômetros da Capital, possui pouco mais de 35.600 habitantes, de acordo com último levantamento do IBGE/2014. Destaque na cultura de milho e mandioca, o município é muito visitado graças à presença de águas termais. Já Amargosa, localizada no Centro-Sul baiano, é reconhecida pela pecuária, laticínios, caju, café, banana, mandioca, comercio, indústria calçadista e turismo.